Número de mortes por violência no Rio é inaceitável, diz ONU (JB)

Jornal do Brasil

As mortes cometidas pela polícia do Rio nos últimos anos representam um número "inaceitavelmente alto" e as autoridades precisam agir para que haja uma mudança, disse nesta terça-feira a principal autoridade de direitos humanos da ONU.

"Sei que o governo fez algumas coisas para mudar a forma de policiamento, mas ainda existe um número inaceitavelmente alto de violência e mortes, especialmente por força do governo. Isso precisa ser enfrentado", disse a jornalistas a sul-africana Navi Pillay, Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

De acordo com dados oficiais do Instituto de Segurança Pública do Rio, a polícia matou 1.137 pessoas em 2008 em confrontos, nos chamados "autos de resistência". De janeiro a setembro deste ano, os mortos pela polícia chegaram a 805, mantendo uma média de três mortos por dia.

Dados do ISP indicam que nos últimos 10 anos foram mais de 10 mil mortes cometidas pela polícia, com um aumento nos últimos anos durante a chamada "política de enfrentamento" do atual governo estadual.

0 comentários:

Postar um comentário